Deputados tem o objetivo de elaborar projeto de lei para resolver problemas relativos a contribuições sindicais

Comissão Especial para avaliar o financiamento da atividade sindical é instalada na Câmara dos Deputados. O objetivo do novo colegiado é elaborar um projeto de lei, ouvindo patrões e empregados, que resolva a questão das contribuições sindicais.


Hoje, tramitam na casa 22 propostas tratando do tema. Pela legislação brasileira, todos os trabalhadores que pertencem a uma determinada categoria profissional são obrigados a contribuir, anualmente, com o sindicato dessa categoria que o representa.


O deputado Paulo Pereira da Silva, do Solidariedade de São Paulo, presidirá a Comissão Especial que vai analisar o financiamento da atividade sindical. Para isso, o deputado vai propor a realização de audiências públicas em todo o país.


O parlamentar disse que o ideal seria estabelecer um percentual mínimo de presença de sindicalistas em assembleias para definir valores de contribuições que possam financiar as lutas de classe em benefícios. Confira a entrevista completa do deputado Paulo Pereira da Silva noCom a Palavra.
 

Fonte: Agência Câmara, 08 de outubro de 2015