Problemas na comunicação e alguns tipos de liderança podem prejudicar.
Ambiente ruim atrapalha dia a dia e pode até causar pedido de demissão.
 

  É comum ouvir relatos de profissionais que enfrentam dificuldades no ambiente de trabalho como desentendimentos com a chefia imediata, problemas com colegas e metas e objetivos difíceis de alcançar.

Mas será que existe algum fator que deixa o ambiente de trabalho ruim?

 

Segundo o Business Insider, site norte-americano de carreira, alguns fatores podem tornar o local de trabalho ruim e até "tóxico" para os profissionais. Isso pode ser causado por problemas do local e até mesmo por causa dos profissionais.
 

Problemas na comunicação, conversas negativas e alguns tipos de liderança podem fazer com o ambiente fique bem distante do ideal.
 

Veja abaixo 5 sinais de que o ambiente de trabalho pode ser "tóxico":
 

Veja 5 sinais que indicam que seu ambiente de trabalho é 'tóxico' (Foto: G1)
 

Um sinal inicial de um local de trabalho tóxico é quando existem problemas significativos de comunicação em muitas áreas, entre funcionários, supervisores, departamentos e até mesmo com clientes e fornecedores.
 

Os problemas podem aparecer por uma falha de comunicação em que funcionários descobrem a existência de decisões depois que elas foram implementadas. A comunicação indireta, a retenção de informação ou informações enganosas são outras variações do mesmo problema.
 

Uma comunicação eficaz é a chave para uma organização saudável porque faz com que todos trabalhem juntos para atingir os objetivos da companhia.
 


Veja 5 sinais que indicam que seu ambiente de trabalho é 'tóxico' (Foto: G1)


Você já foi cliente de uma empresa em que ninguém realmente parece saber o que está fazendo? Você já teve respostas diferentes dependendo de quem é questionado? Quem já passou por essas situações já conheceu uma empresa que enfrenta problemas para aplicar sua política e seus procedimentos.
 

Em algumas empresas isso acontece porque as políticas não são de fato escritas, em outras existe um "manual de política" que é ignorado pelos funcionários.
 

Quando a política de uma empresa não é seguida é comum existir um cenário de caos, inconsistência e falta de qualidade.
 


Veja 5 sinais que indicam que seu ambiente de trabalho é 'tóxico' (Foto: G1)


Ainda não está claro se líderes tóxicos criam ambientes de trabalhos tóxicos, se é o contrário ou se as duas coisas acontecem ao mesmo tempo.


A marca característica desses líderes é o narcisismo, tudo é sobre eles. Eles se veem como brilhantes e mais talentosos do que qualquer pessoa ao redor e por isso consideram que devem ter um tratamento especial e estão acima das regras.


Líderes tóxicos conseguem crédito por sucesso dos outros e manipulam, pessoas e informações, para garantir que eles vão ficar bem. É importante lembrar que esse perfil de chefia não está apenas no topo das organizações, muitas vezes eles estão em cargos de gestão de nível médio e até mesmo na supervisão.


Eles podem até parecer bem sucedidos por um tempo, mas a longo prazo suas atitudes e ações tendem a aparecer. A confiança e o trabalho equipe se deterioram em suas áreas e eles apresentam altas taxas de rotatividade.
 


Veja 5 sinais que indicam que seu ambiente de trabalho é 'tóxico' (Foto: G1)


Um ambiente de trabalho tóxico exale comunicação negativa em toda a organização e de muitas formas. Funcionários que reclamam em qualquer situação, sarcasmo e cinismo e uma crescente falta de confiança na liderança são sinais de que o ambiente de trabalho está longe de ser bom.
 

Eventualmente, os profissionais deixam de interagir, perdem o interesse e até mesmo deixam a empresa.
 


Veja 5 sinais que indicam que seu ambiente de trabalho é 'tóxico' (Foto: G1)


Pessoas que trabalham em ambiente tóxicos, especialmente durante um longo período, começam a ter problemas de saúde como dificuldade para dormir e ganho de peso. Emocionalmente, o profissional pode ficar desanimado e até ter depressão.


É possível perceber que o trabalho está afetando negativamente quando amigos e familiares fazem comentários sobre o profissional como "como você mudou", "você parece estressado", "talvez você deva falar com alguém". Quando os relacionamentos pessoas são afetas é hora de parar e olhar o que realmente está acontecendo no trabalho.
   

Fonte: G1, 05 de novembro de 2015