Após reunião de mediação realizada na tarde desta sexta-feira (8) na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Paraná (SRTE-PR), em Curitiba, a rede de supermercados Walmart confirmou o fechamento de 13 lojas no estado e informou que parte dos funcionários aderiu à demissão voluntária.
Em Curitiba, região e litoral, oito lojas encerraram as atividades no dia 31 de dezembro. Foram seis unidades do Mercadorama na capital paranaense e unidades do TodoDia em Paranaguá e em Pinhais. Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Mercados de Curitiba e Região (Siemerc), dos 477 trabalhadores da região, 189 foram desligados e 288 foram realocados para as demais unidades.
A homologação do acordo aconteceu nesta sexta em uma reunião com representantes do Warmart, do sindicato e do SRTE-PR. Segundo Jorge Leal, presidente do Siemerc, os funcionários que foram demitidos em Curitiba e região terão todos os direitos trabalhistas assegurados e terão o plano de saúde mantido por seis meses.
As primeiras rescisões serão feitas na próxima semana, na sede do sindicato. Leal informou, também, que o Walmart contratou uma empresa de RH para ajudar na realocação desses profissionais.
Veja tambémNa reunião, a empresa confirmou que não há perspectiva de novos fechamentos e de novas demissões, apesar de afirmar que as lojas que restaram terão sobras de 10 a 15 funcionários.
O Superintendente SRTE-PR, Márcio Tadeu Vieira Pessati, afirmou não que não houve, à princípio, nenhum desrespeito às normas trabalhistas, pois o Walmart comprometeu-se a pagar o aviso prévio e a fazer o acerto com os demitidos.
Confira as lojas fechadas da rede Walmart no Paraná: