310 linhas vão operar com 50% da frota normal nos horários de pico e com 30% nos demais períodos
 

Curitiba amanhece nesta terça-feira (12) sob o impacto de mais uma greve no sistema de transporte coletivo – a quarta em menos de um ano. A paralisação ocorrerá de forma parcial: atingirá oito das 11 empresas urbanas, cujos motoristas, cobradores e funcionários não receberam integralmente o salário, que deveria ter sido pago no dia 8. Com dificuldades para fechar as contas, as empresas de transporte e a Urbanização Curitiba S/A (Urbs) elevaram o tom e admitiram que pode haver um rompimento, que levaria ao fim da concessão.
 

No total, 310 linhas devem ser afetadas pela paralisação, segundo o Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindimoc). No período de greve, cada linha deve operar com 50% de sua frota nos horários de pico (entre as 5h e 9h e entre as 17h e 20h) e 30% nos demais períodos. Todas as regiões da capital devem ser impactadas pela greve. Por enquanto, não há perspectivas de que os ônibus voltem a operar normalmente.
 

“Só na manhã de terça-feira, vamos fazer um levantamento e ver o que podemos fazer o mais breve possível, para pôr fim nessa situação”, disse o presidente do sindicato das empresas (Setransp), Maurício Gulin. Os pagamentos de responsabilidade da Urbs foram todos feitos, com adiantamento.
 

O indicativo de greve havia sido aprovado em dezembro do ano passado, quando motoristas e cobradores já haviam provocado uma greve parcial, por não terem recebido o salário. Os atrasos vêm sendo frequentes desde o ano passado – mesmo após a tarifa técnica ter sido reajustada para R$ 3,21, em setembro.
 

Crise

Na tarde de segunda, representantes da Urbs e das empresas fizeram uma longa reunião na prefeitura, tentando desatar os nós do sistema. Após três horas a portas fechadas, não houve consenso. Um empresário deixou o encontro antes do fim, esbravejando que as empresas deveriam “entregar as chaves” à Urbs, encerrando o contrato. Em anúncio conjunto e exclusivo à Gazeta do Povo, as empresas e a Urbs admitiram que uma cisão é levada em conta por ambas as partes.
 

Ultimato

Em nota, o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira, justificou a greve. “Os motoristas e cobradores de Curitiba e Região Metropolitana não suportam mais tanto descaso com o seu pagamento. Cada trabalhador merece receber o seu salário em dia”,disse.
 

“Estamos buscando uma solução conjunta para solucionar de vez o problema, seja através de devolução da concessão, seja através de repactuação. Enfim, busca-se uma solução”, disse Daniel Andreatta, diretor de transportes da Urbs. “São pautas que estão sendo discutidas, com o acompanhamento do Ministério Público”, assentiu o presidente do Setransp, Maurício Gulin.
 

Ambas as partes, no entanto, ainda não definiram os termos da eventual cisão. Não se sabe, por exemplo, de que forma o sistema seria operacionalizado e o peso financeiro da rescisão. “Existem valores a serem calculados. As empresas entendem que tem que receber x, a Urbs entende que não tem que pagar y. Está em discussão”, disse Andreatta.
 

Confira a lista de empresas que não pagaram e que linhas serão afetadas, segundo o Sindimoc:
 

- MARECHAL MATRIZ

Cabral / Osório

Higienópolis

Hugo Lange

Tarumã

Madrugueiro Pilarzinho / Uberaba

Madrugueiro São Bráz

Madrugueiro Tarumã / Augusta

Aeroporto

Bairro Alto / Santa Felicidade

Inter 2 (Anti-Horário)

Inter 2 (Horário)

PUC / Rodoferroviária

Interbairros I (Anti-Horário)

Interbairros I (Horário)

Interbairros II (Anti-Horário)

Interbairros II (Horário)

Interbairros III

Interbairros IV

E. E. Apae 4

E. E. Apae 6

E. E. Barreirinha

E. E. Ecumênica 3

E. E. Ecumênica 4

E. E. Helena Antipoff 3

E. E. Novo Mundo

E. E. Pilarzinho

E. E. Uberaba

Augusto Stresser

Bigorrilho

Bom Retiro / PUC

Bracatinga

C. Música / V. Alegre

Cajuru

- REDENTOR

Mad. CIC

Mad. Pinheirinho

Mad. S. Cândida / C. Raso

Mad. Tatuquara

C. Raso / Camp. Siqueira

CIC / Tiradentes

CIC/Cabral

Inter 2 ( Anti-Horário)

Inter 2 (Horário)

Reforço Portão

Sítio Cercado (Anti-Horário)

Sta. Cândida / Pinheirinho

Ligeirão - Pinheirinho / C. Gomes

C. Raso / C. do Siqueira

Interbairros II (Anti-Horário)

Interbairros II (Horário)

Interbairros III

Interbairros IV

Interbairros VI

Circular Sul (Anti-Horário)

Circular Sul (Horário)

Pinheirinho/Rui Barbosa

Portão/Sitio Cercado