Foi inaugurada a Nova Sede da FETRACONSPAR

1404-2016-00111IMG_1833b.jpg
14-04-201600-IMG_1846.jpg

Na noite da última quarta-feira, dia 13 de abril de 2016, foi inaugurada a NOVA SEDE da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR), presidida pelo companheiro GERALDO RAMTHUN. A nova sede está
 localizada na rua Francisco Torres, n.º 427, na região central de Curitiba/PR.  A cerimônia teve início com o corte da faixa inaugural, seguido pelo descerramento da Placa de Inauguração.

 
14-04-2016-mesa_completa_de_frente.jpg

1ª FILA: SÉRGIO GONÇALVES LIMA (Presidente do SINPROPAR/FETEPAR), JORGE LEONEL DE SOUZA (Superintendente da Secretaria do Trabalho do Estado do Paraná), MIRIAN GONÇALVES (Vice-Prefeita de Curitiba), VICENTE SILVA (Presidente da FECEP), GLAUCIO ARAUJO DE OLIVEIRA (Procurador Chefe do Ministério Público do Trabalho da 9ª Região), JOSÉ CALIXTO RAMOS (Presidente da NCST), FRANCISCO FELIX (Representante dos Trabalhadores da Obra), GERALDO RAMTHUN (Presidente da FETRACONSPAR), FRANCISCO CHAGAS COSTA (Presidente da CONTRICOM), RITA DE CÁSSIA ASSIS SANTOS (Diretora da FETRACONSPAR neste ato representando o Conselho de Representantes), MÁRCIO PESSATTI (Superintendente Regional do Trabalho e Emprego do Paraná) e JESUÍNO PEREIRA (Representando a FETHEPAR); 2ª FILA: ILSON KONDRATOSKI (Diretor da FETRACONSPAR representando o CONSELHO FISCAL), ANDRÉ PASSOS (Representante da OAB), JOÃO BATISTA SILVA (Presidente da FETROPAR), AROLDO PINTO DA SILVA GARCIA (Presidente da FETICOM/RS), JORGE MORAES (Diretor da FETRACONSPAR representando a COMISSÃO DA OBRA), ELIAS MARTINS (Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho da SRTE/PR), LUIZ CARLOS SCHUKOSKY (Representante da FETICOM/SC), LUIZ FERNANDO FAVARO BUSNARDO (Superintendente Substituto da SRTE/PR), ALMIR PERRÚ (CONSTRUTORA CTBA),  JOSÉ EUGÊNIO GIZZO (Presidente do SINDUSCON/PR) E MAURO PEREIRA SCHWARTSBURD (Presidente do SIMOV).

 


Na cerimônia de inauguração estiveram presentes apoximadamente 160 convidados, entre autoridades, presidentes e diretores de instituições sindicais de todos os graus e dos mais variados estados, advogados e outras notáveis presenças, além de representantes dos sindicatos filiados, que vieram prestigiar a histórica conquista da construção deste novo prédio após exatos 3 anos e 8 meses, representando um verdadeiro monumento ao trabalhador em cada tijolo, cada grama de concreto armado, cada móvel ou madeira, o esforço de algumas gerações.


14-04-2016-IMG_1596.jpg

São seis pavimentos, todos eles voltados às necessidades básicas das categorias. No pavimento térreo, há um hall de entrada e a recepção, seguidos por um grande auditório com capacidade para até 200 lugares, dotado de telões, sistema de som e imagem.


14-04-2016-999-IMG_1880.jpg


O primeiro andar apresenta um hall executivo, além de um espaço para assessores e onde ficarão também as diretorias da Federação. No mesmo piso haverá uma sala de jogos, uma sala de estar e de televisão, além de uma copa completa, com cozinha e lavanderia. O segundo pavimento abriga a Secretaria Geral, salas dos funcionários e um arquivo vivo, sendo que a mesma disposição arquitetônica segue no terceiro e no quarto pavimentos, onde se encontram, respectivamente, a Secretaria de Finanças e a Presidência. O quinto andar traz uma ampla sala de reuniões com mesa para 50 lugares e, por fim, o prédio ainda possui um terraço aberto que completa o edifício. 


A ideia de aprimorar a estrutura que a Fetraconspar já possuía surgiu em meados de 2008, após a venda de um imóvel no bairro do Portão, em Curitiba. Por meio da decisão soberana de seus dirigentes, que optaram não pela reforma do prédio, mas pela construção de uma sede completa, que propiciasse uma infraestrutura sólida para atender seus associados. São mais de 224 mil trabalhadores formais no Paraná atendidos pelos 38 sindicatos filiados, espalhados por todo o estado.

 



 

14-04-2016-IMG_1753.jpg 14-04-2016IMG_1768.jpg




Antes da inauguração, o prédio foi benzido pelos Ministros do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Newton Yasushi Tomonaga e sua esposa, Salete Tomonaga. Logo após o benzimento, foram relizadas orações pelo Pastor Alex em todos os andares do prédio.

 


Confira o Vídeo de Abertura da Inauguração:

 

 

A Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná, Fetraconspar, presidida por Geraldo Ramthun é uma entidade sindical de segundo grau. Nasceu para a defesa do trabalhador em 24 de outubro de 1962. De lá para cá, foram 54 anos de muita dedicação, congregando e representando os sindicatos da construção, do mobiliário e os trabalhadores da categoria.

Graças a adesão de 38 sindicatos e mais um em processo de filiação, espalhados por todo o Paraná, a Fetraconspar hoje mantém uma estrutura sólida para atender seus associados, propiciando que interajam, na busca pelo fortalecimento, a unidade e a unicidade sindical.
 

São mais de 224 mil trabalhadores formais no Paraná unidos na busca de uma única causa. Aqui é a casa onde todos são iguais, onde o “nós” predomina sobre o “eu” e a engrenagem se converge, num processo onde a força motriz é a justeza de pensamento na busca das melhorias que significam: Ordem e Progresso.
 

Filiados à Contricom, Nova Central Sindical de Trabalhadores e ICM, a Fetraconspar e os seus Sindicatos, defendem suas causas, seus direitos e lutam por melhorias salariais dentre outras. Aqui está uma grande família, onde os interesses comuns movem seus mecanismos na sociedade.
 

Aqui se convergem os interesses dos trabalhadores nas indústrias da construção civil, pedreiros, carpinteiros, pintores, estucadores, bombeiros hidráulicos e engenharia consultiva. Aqui estão ainda os trabalhadores nas indústrias de artefatos de cimento armado, produtos de cimento em geral e ladrilhos hidráulicos. Os trabalhadores nas empresas de pintura, decoração, estuques e ornatos. São nossos profissionais nas indústrias de mármores e granitos, oficiais eletricistas e trabalhadores nas indústrias de instalações elétricas, hidráulicas, gás e sanitárias, trabalhadores nas indústrias de olarias e cerâmicas para construção e montagens industriais. Nossa representação se estende pelas serrarias, carpintarias, tanoarias, madeiras compensadas e laminadas, aglomerados e chapas de fibras de madeira, oficiais marceneiros, móveis tubulares, móveis de madeira, de junco e vime, vassouras, cortinados e estofos e de escovas e pincéis. A família é ampla e congrega também os trabalhadores nas indústrias da construção de estradas, pavimentação, obras de terraplanagem em geral, barragens, aeroportos e canais.
 

Temos orgulho de somar com cada um desses admiráveis trabalhadores, na convicção máxima da filosofia de que “trabalhador unido, jamais será vencido”.
 

A Fetraconspar e seus Sindicatos primam pela transparência. Pela luta intransigente contra a flexibilização de direitos. São cuidadosos quanto ao investimento na formação e qualificação, na profissionalização dos seus dirigentes através da formação sindical. É cristalina na prestação diária de suas contas. Todos sabem, todos os dias, de segunda a sexta-feira o valor do saldo bancário, das receitas e despesas.
 

Há uma disciplina respeitosa a todas as opiniões, onde até as divergências naturais se somam para traçar futuros planos de luta. A diretoria é ampla e administra em igualdade de condições, com decisões conjuntas e onde tudo acontece com o dedo de cada dirigente sindical, independentemente de hierarquia.
 

Nossa grande família, agradece seus trabalhadores, a comissão de acompanhamento da obra, os membros do Conselho Fiscal, os presidentes dos sindicatos e seus trabalhadores, bem como os diretores da Fetraconspar. Aqui citamos os presidentes dos nossos sindicatos filiados:

Presidente Carlinhos, de Arapongas; presidentes Paulo e Samuel de Campo Largo; presidente Josué, de Castro; presidentes Roberto e Almir, de Cascavel; presidente Sebastião, de Cianorte; presidentes Nilton Campos, Caetano, Ilson, Altamir e Domingos, de Curitiba; presidente França, de Foz do Iguaçu; presidentes Osmar e João Machado, de Francisco Beltrão; presidente César, de Guarapuava; presidente Cornélio, de Imbituva; presidente Ronaldo, de Irati; presidente Nilton Betim, de Jaguariaíva; presidente Ricardo, de Jataizinho; presidente Denilson, de Londrina; presidente Lotário, de Marechal Cândido Rondon; presidentes Vicente e Jorge, de Maringá; presidente Climar, de Medianeira; presidente Gilmar, de Araucária; presidente Pacheco, de Paranaguá; presidente Reinaldim, de Paranavaí; presidente Leandro, de Pato Branco; presidentes José Zierhut, e Ademir Dias, Ponta Grossa; presidente Claudir, de Quedas do Iguaçu; presidente Rainier, de São José dos Pinhais; presidente Celso, de Telêmaco Borba; presidente Ademir Fogaça, de Toledo; presidente Joaquim, de Ubiratã;  presidente Marcos de Umuarama e presidente José Orlando, de União da Vitória.
 

Estas são as nossas lideranças, representados pela vontade do trabalhador da base, que sufragou nas urnas cada um deles e os escolheu para seus dirigentes. E esta vontade da classe trabalhadora tem para nós, da Fetraconspar e de cada Sindicato, um significado ímpar de representatividade e de esforço em colocar as melhores peças nos seus principais cargos de condução. Parabéns dirigentes! Temos certeza que cada um de vocês, cada um de nós, é a voz do trabalhador em todas as decisões classistas. É o conceito de valor de cada segmento e de cada peça da nossa engrenagem.
 

....

Foi pensando nesta estrutura que a Fetraconspar, por decisão soberana de seus dirigentes, representados em cada segmento da atividade fim é que chegou a decisão de erguer um grande monumento ao trabalhador.

Este monumento está representado em cada tijolo, em cada grama de concreto armado, em cada móvel ou madeira, o esforço de algumas gerações. Ergue-se agora, não uma sede, um simples prédio, mas uma obra dedicada ao trabalhador, com seis pavimentos, todos eles voltados à necessidade básica de categorias unidas e dispostas a trilhar o melhor caminho.
 

Descrevendo cada um dos setores escolhidos dentro da melhor estrutura de arquitetura
 

         No pavimento térreo teremos um hall de entrada com ampla recepção, seguida de um foyer ou uma área externa do grande auditório. Será um local ideal para pequenas exposições, excelente para realização de apresentações e preparação para os grandes eventos. Em seguida um amplo auditório, com capacidade para até 200 lugares, futura sede de nossas principais conferências, cursos e seminário, suficiente para acomodar, com conforto e qualidade, todo o nosso público. Dotado de telões, sistema de som e imagem e totalmente voltado para nosso painel de cursos e qualificação profissional e sindical.
 

         Segue-se o primeiro andar, onde estará o hall executivo, acesso primordial para as salas de reuniões, espaço para nossos assessores e onde ficarão também nossas diretorias.   Um espaço amplo, reservado para quem nos visita e precisa de um local para seus afazeres dentro da sede da Fetraconspar. Praticamente uma sala de visitas, própria para deixar à vontade quem tem objetivos específicos em busca do melhor trabalho sindical.
 

No mesmo piso haverá sala de jogos, sala de estar e televisão, além de uma completa copa, cozinha e lavanderia, setores fundamentais para atendimento do setor laboral e dos nossos visitantes. Praticamente uma casa dentro da nossa casa.
 

O segundo pavimento abrigará uma secretaria geral, salas dos funcionários e um arquivo vivo, para ser consultado a cada instante, dentro da nossa filosofia de clareza.
 

A mesma disposição arquitetônica segue na necessidade do terceiro pavimento, onde ficará a Secretaria de Finanças, com salas de funcionários e um amplo arquivo vivo.
 

No quarto andar estará a presidência, também contando com o apoio indispensável de sua assessoria imediata através de funcionários em seus respectivos compartimentos e um amplo arquivo vivo, local de consulta constante e onde atuarão todos os setores interessados em conhecer a transparência de nossas ações.
 

Por último um quinto andar, onde funcionará um espaço de acesso e uma sala de reuniões com mesa para 50 lugares. Será uma espécie da nossa távola, que não será redonda, mas uma gigantesca elipse, tão geométrica, quanto a necessidade da nossa representação, esticada nos extremos da amplitude do nosso alcance e adequado ao terreno tão retangular que nos abriga para o futuro progresso.
 

Num último piso, servindo de terraço para toda esta estrutura, temos um espaço aberto, de onde se vê a magistral e bela Capital do Paraná, nossa Curitiba, cidade modelo e que nos agasalha com sua acolhida.
 

....
 

Esse patrimônio não é suntuoso, como pode parecer pela sua grandiosidade e custo totalmente já quitado. Esse patrimônio é indispensável, quando homens de realização pensam para a frente e para o alto e pretendem que as categorias que representam avancem cada vez mais em sua grandiosidade. É indispensável para o nosso dia-a-dia e extremamente fundamental para consolidar nossas realizações.
 

Temos um calendário dos mais atribulados. Em 2015, realizamos diversos eventos dentre os quais destacamos o 24º Seminário realizado em nossa Colônia de Férias em Itapoá, encontros específicos para jovens, para aposentados e para as mulheres, além de cursos e o festival esportivo e cultural que são realizados durante 40 dias.
 

A engrenagem não para. A luta continua! Isso mesmo, pois em 2016 já realizamos o 25º Seminário em Itapoá, o 6º Encontro dos Aposentados e 6º Encontro das Mulheres da Construção e Mobiliário, e no final deste mês de abril, aqui neste auditório, realizaremos o 7º Seminário de Aperfeiçoamento Sobre Saúde e Segurança no Trabalho, alusivo ao Dia Mundial da Saúde e da Segurança. Os eventos continuarão durante este exercício devido a vasta programação que tem a Fetraconspar.
 

Insere-se no nosso calendário o Curso sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária; Curso de Aperfeiçoamento sobre Cálculos Trabalhistas e rescisões de Contratos de Trabalho; 6º Seminário de Aperfeiçoamento Sobre Legislação Trabalhista e Previdenciária; 6º Encontro de Jovens da Construção e do Mobiliário; 7º Fetrafest nas regiões Central, Oeste/Sudoeste, Capital/Litoral, Norte/Noroeste e a final na Região Central.
 

Assim, companheiros, para o nosso orgulho, consolidamos mais uma gigante empreitada. A vitória é de todos porque além do patrimônio acumulado, a Fetraconspar e os seus sindicatos, continuam construindo uma base sólida, calcada na contribuição ímpar de todos os 224 mil trabalhadores que nos fazem fortes.  A engrenagem não para a luta continua!


Fonte: FETRACONSPAR, 14 de abril de 2016