
Relação de Inscritosnovo
Programação novo
Folder novo
Informações Complementares novo
Informações aos novos participantes

Muitas das atividades e dos eventos promovidos pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná (FETRACONSPAR) já se tornaram tradições. Não é exagero dizer, no entanto, que o Seminário de Dirigentes Sindicais da Construção e do Mobiliário do Estado do Paraná adquiriu singular importância ao longo dos anos, estabelecendo-se como ocasião especial para a imersão de colaboradores e diretores dos sindicatos nas questões que serão trabalhadas ao longo do ano, as conjunturas que serão enfrentadas durante as negociações e o preparo para todas as eventualidades que podem se apresentar nos meses seguintes.
Em 2017, o Seminário chega à sua vigésima sexta edição, que tem o início de seus trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e, às 8h, com os informes iniciais, com sua abertura oficial.
As atividades para a realização do encontro de dirigentes sindicais, no entanto, começaram há muitas semanas, com reuniões de planejamento da Comissão Organizadora e muito trabalho logístico para a elaboração dos materiais a serem utilizados durante o evento. Ontem (29), os kits e as pastas que serão usados pelos participantes foram distribuídos e já puderam ser lidos e aproveitados para antecipar as importantes atividades que se iniciaram nesta manhã.
O primeiro dia do Seminário iniciou os trabalhos às 7h30 com o registro fotográfico dos participantes e a filmagem do grito de guerra que é marca de todas as atividades da FETRACONSPAR. Às 8h05, o Presidente Reinaldim Barboza Pereira executou a chamada dos inscritos e iniciou os informes gerais aos presentes. Ao todo, houve 90 inscrições, distribuídas entre a Federação (3), os sindicatos filiados (86) e um convidado Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Mafra.
O Secretário de Formação Sindical, Altamir Laureano da Silva, deu as boas-vindas aos presentes e convocou a mesa de abertura para suas falas iniciais, após a execução do Hino Nacional Brasileiro. Compuseram a mesa o Presidente Interino, Reinaldim Barboza Pereira, o Secretário de Finanças, Denilson Pestana da Costa, o presidente da CONTRICOM, Francisco Chagas Costa, o presidente da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santa Catarina, Altamiro Perdoná, o Presidente Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Norte e Nordeste, Edivan Mariano da Cruz, e o Secretário Geral da Federação dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário do Estado do Piauí, Evilásio de Deus Lopes.
Reinaldim Barboza Pereira

Denilson Pestana da Costa

Sirlei César de Oliveira
Em suas falas, os líderes sindicais pontuaram as várias iniciativas da FETRACONSPAR ao longo de décadas de lutas e a relevância que tiveram para o fortalecimento do movimento sindical brasileiro, servindo de exemplo para outras entidades e auxiliando no surgimento de na formação de novos focos de sindicalismo por todo o país. O Presidente Reinaldim, em fala emocionante e convocadora, relembrou a trajetória de anos que os participantes vivenciaram juntos e ressaltou o acolhimento natural que se manifesta nesse meio a todos os novos defensores dos trabalhadores que surgem e se amadurecem.
Após um intervalo de meia hora, teve início às 10h30 a primeira palestra do encontro, ministrada pela Dra. Susana Raurich, administradora, coach, psicóloga e professora especialista em análise transacional, com o tema “A Conquista da ‘Okeidade’! Empoderamento e Liderança!”.

Dra. Susana Raurich
Com desenvoltura e eloquência a palestrante, de longa experiência no treinamento e formação de executivos, expôs ao longo de uma hora e trinta minutos a importância do autocontrole, do autoconhecimento e da autoconsciência para no estabelecimento de nossas identidades e de nossa personalidade, determinando nossos comportamentos na família, no trabalho e no universo profissional. Em um contexto de intensa incerteza política, com perspectivas de profundas mudanças, força de caráter e convicção são essenciais a todos os dirigentes sindicais e companheiros nas lutas pelos direitos dos trabalhadores, sendo essencial a integridade e segurança.

Clemente Ganz Lúcio
Depois do almoço oferecido aos participantes das 12h às 13h30, os trabalhos foram retomados com a palestra ”Ação Sindical para enfrentar os desafios da conjuntura econômica”, ministrada pelo diretor técnico do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE), Clemente Ganz Lúcio. Com anos de engajamento no movimento sindical, o palestrante desenvolveu uma retrospectiva dos últimos fatos mais impactantes em relação à legislação trabalhista e ao mercado de trabalho no cenário político dos últimos meses. Uma série de mudanças têm sido propostas pelo governo, em muitos casos entrando em conflito direto com direitos adquiridos e práticas consolidadas e amparadas pela CLT. Nesse cenário, as expectativas se tornam cada vez mais pessimistas e a urgência da mobilização das centrais e das entidades sindicais fica mais evidente a cada notícia divulgada pelos jornais.
Uma breve pausa de dez minutos foi realizada às 15h e, ao retornarem, os participantes puderam se inscrever para explanar comentários e dúvidas ao palestrante, que respondeu a todos os questionamentos com fundamentação técnica e projeções baseadas nas últimas conclusões a que o DIEESE chegou após a realização de estudos e pesquisas. Foram abordadas questões como a reforma da Previdência Social, a Reforma Trabalhista, isenção de impostos para empresas e outros assuntos delicados de vital importância para os rumos do trabalho no Brasil.
Uma breve pausa de dez minutos foi realizada às 15h e, ao retornarem, os participantes puderam se inscrever para explanar comentários e dúvidas ao palestrante, que respondeu a todos os questionamentos com fundamentação técnica e projeções baseadas nas últimas conclusões a que o DIEESE chegou após a realização de estudos e pesquisas. Foram abordadas questões como a reforma da Previdência Social, a Reforma Trabalhista, isenção de impostos para empresas.
Com o encerramento da intensa palestra ministrada pelo convidado, os participantes puderam espairecer por quinze minutos em uma pausa para café e retornaram às 16h30 para a palestra do economista e técnico do DIEESE Fabiano Camargo da Silva. Dando prosseguimento à sorte de assuntos já trabalhados na atividade anterior, o palestrante deslocou e concentrou as consequências e os possíveis desdobramentos para os trabalhadores do Paraná em fala com a temática “Conjuntura econômica paranaense, análise setorial e perspectivas de negociações para 2017”.
Elaboração: FETRACONSPAR, 30 de janeiro de 2017.
IMG_0818
IMG_0817
IMG_0816
IMG_0814
IMG_0812
IMG_0809
IMG_0807
IMG_0804
IMG_0801
IMG_0799
IMG_0794
IMG_0792
IMG_0791
IMG_0783
IMG_0782
IMG_0780
IMG_0776
IMG_0774
IMG_0772
IMG_0768
IMG_0766
IMG_0765
IMG_0762
IMG_0760
IMG_0759
IMG_0756
IMG_0752
IMG_0751
IMG_0748
IMG_0747
IMG_0743
IMG_0740
IMG_0738
IMG_0736
IMG_0733
IMG_0727
IMG_0725
IMG_0722
IMG_0719
IMG_0716
IMG_0714
IMG_0709
IMG_0705
IMG_0704
IMG_0700
IMG_0696
IMG_0695
IMG_0691
IMG_0687