Dados da Superintendência Regional da Receita Federal do Brasil na 9ª Região Fiscal, responsável por Paraná e Santa Catarina, mostram que 50% dos contribuintes do Paraná ainda não declararam o Imposto de Renda (IR) 2015.
 

Até as 9h30 desta quarta-feira (22), 855.865 contribuintes haviam acertado as contas com o leão. A expectativa da Receita Federal é receber 1.720.000 declarações no estado.

O prazo para que os contribuintes declarem o Imposto de Renda termina na quinta-feira (30).
 

O supervisor regional do Imposto de Renda no Paraná, Vergílio Concetta, afirma que historicamente metade dos contribuintes deixa para fazer a declaração nos últimos 10 dias.
 

“Pelo o que percebemos nos anos anteriores, no feriado e no fim de semana o pessoal não faz a declaração. No primeiro dia útil depois, aumenta bem. Esperamos um pico de declaração para hoje”, comentou Concetta.


Estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 26.816,55 em 2014 (ano-base para a declaração do IR deste ano).

Também devem declarar os contribuintes que receberam rendimentos isentos, não-tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma tenha sido superior a R$ 40 mil no ano passado.

A apresentação do IR é obrigatória, ainda, para quem obteve, em qualquer mês de 2014, ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto, ou realizou operações em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas.

Fonte: Bem Paraná, 23 de abril de 2015